Páginas

WowApp

Junte-se a mim gratuitamente na WowApp para ganhar, compartilhar e fazer a diferença!

Curta nossa página no facebook
http://www.facebook.com/campanhaseeventos?ref=hl

sábado, 29 de janeiro de 2011

Fundamentos e Metodologia do Ensino da História Petrópolis: passado, presente e futuro

Monique Bertoldi Mauricio
Petrópolis, RJ - 2009


 2009
Escola: Criando o Saber (1)
Série: 2º série/3º ano                     Ensino Fundamental: 1º ciclo
Tema: Petrópolis: passado, presente e futuro
Nº de aulas: 06                    Datas: 19, 20, 21, 22, 23, 24 de outubro de 2009

Conteúdos específicos:
Compreender as mudanças comportamentais das pessoas, procurando manter uma coerência interna do trabalho a ser realizado dentro de sala de aula de acordo a utilizar o espaço físico da melhor maneira ao aprendizado dos alunos.

Objetivo:
Trabalhar de forma a envolver os alunos da turma com a história já conhecida de Petrópolis, englobando eles em uma ótica comparativa envolvendo assim seus familiares e moradores da redondeza, através de entrevistas e busca de recortes antigos. Buscando a construção de um conhecimento prático vivenciado por grupos de alunos que irão depois trocar informações entre si, para a construção de uma ampla exposição comemorativa.

Procedimentos e metodologia utilizada:
Será utilizada metodologia comparativa, histórico-critica comportamental da vida humana na nossa localidade: para iniciar o trabalho, será utilizado um texto criado a partir de redações solicitadas e montadas pelos alunos com trechos das redações, sobre o que eles sabem da história de Petrópolis. Após farão uma releitura do texto para que caso seja necessário realizem uma troca de parágrafos, frases ou mesmo palavras, sempre com auxílio da professora. Será entregue folhas de papel oficio para desenhos de como imaginam que era a cidade, se tinha prédios, se as ruas eram pavimentadas, tudo auxiliado pela professora e uma estagiária, enquanto isso a outra estagiária estará digitando e imprimo o texto a ser colado pelos próprios alunos em seus cadernos.
Para o dia seguinte será enviado um bilhete dentro da agenda para casa que deverá vir assinado com a autorização do responsável, informado pela gestora escolar, para que os alunos possam fazer um passeio pelo bairro com a professora e suas estagiarias, devidamente explicado o motivo.
Com todas as autorizações assinada inicia-se uma nova etapa, baseado no texto construído pelos alunos, e em um trago pela professora os alunos irão elaborar a partir dos textos cinco perguntas diferentes para três grupos de alunos, após a elaboração dessas perguntas os alunos irão sair da escola e visitar as casas de alguns moradores, a entrevista será realizada nas calçadas sempre com o auxílio da professora e estagiárias, após o término de todas as entrevistas, os alunos irão voltar para a sala de aula e com auxilio, trocar informações do que descobriram para comparar como era na época das pessoas entrevistadas e como é agora a cidade. Essas entrevistas serão levadas para a casa para serem mostradas aos responsáveis que também poderão respondê-las e tragas de volta a sala no dia seguinte, com as dos responsáveis.
O terceiro dia haverá uma comparação entre as entrevistas das pessoas mais velhas da comunidade visitadas no dia anterior com as realizadas com os responsáveis, dará inicio a um grande mural, onde os alunos irão colar as entrevistas em papel crepom e os desenhos realizados no primeiro dia nas cartolinas, a serem expostos na sala enquanto não chega a data da exposição no clube. Chegará a hora de confeccionar os convites para a exposição de sábado, os alunos serão levados para o laboratório da escola onde irião escolher as duas fotos que farão parte do convite, uma de Petrópolis antiga e uma de Petrópolis na atualidade, observando que cada aluno terá a oportunidade de escolher as suas duas, os convites provavelmente ficarão personalizados, ou seja, nem todos com fotografias  iguais. Voltará para a sala de aula, irão utilizar as canetinhas e lápis de cor para escrever o convite elaborado por eles, contendo informação da data, local horário e no verso do convite o Hino de Petrópolis ensaiado pelos alunos no final das aulas diárias já há duas semanas.



Petrópolis,
tens do passado gloriosas tradições,
Petrópolis,
cultura e fibra de homens de outras nações,
Que lutaram e criaram as riquezas,
guardaram as belezas
que devemos defender.
Petrópolis,
tranqulidade, nossa fonte de saúde;
Petrópolis,
o teu futuro é a tua juventude
que estuda e trabalha consciente
de que a luta no presente,
vitória vai trazer.
Para frente, para o alto,
construir,
com amor e com vontade,
progredir,
vem viver aqui na serra,
onde a sorte nos sorri.
Quem pensa que é feliz em outra terra                             BIS
é porque
ainda não viveu aqui.

(Letra e Música de autoria de Geraldo Ventura Dias)
Será solicitado pela professora ainda que tragam para os próximos dias, revistas e recortes de jornais antigos atuais de Petrópolis, que tiverem em casa e será informado que ela e suas estagiárias também irião procurar, podendo também ser da internet.
No quarto dia será feita a colagem pelos próprios alunos que também enfeitarão o cartaz com molduras desenhadas de canetinha. Será utilizado o livro de HGP para leitura e interpretação do texto com perguntas e respostas em forma de jogos como cruzadinha
O quinto dia será dedicado a arrumação da exposição no clube. Repassarão o último ensaio do Hino que irão apresentar para abrir a exposição, será realizada uma roda de conversa onde as crianças vão poder expor tudo o que vivenciaram durante toda a semana e em como irão se dividir para explicar aos convidados, a professora irá expor que deveria também ter um tempo para o descanso dos alunos a divisão seria feita por grupos e que todos devem se ajudar para fazer a exposição ficar bem direitinha. Por fim, realizarão desenhos de como imaginam Petrópolis no futuro.
Importante colocar que com o comprometimento da gestão escolar e todo o apoio necessário conseguirão também que dentro da exposição grupos de voluntários da comunidade trabalhem para os convidados terem também algumas comidas tradicionais feitas por descendentes de colonizadores da região e doadas a escola.
Na entrevista para a televisão os alunos vão apresentar os desenhos de como imaginam Petrópolis no futuro.

Recursos: canetinhas, lápis de cor, fotos da cidade antiga, fotos atuais, tesouras sem ponta, revistas, papel crepom, computador, colas, cartolinas coloridas, textos impressos, senhores e senhoras da comunidade, professor e duas estagiárias, cadernos, folhas de ofício, Equipe de TV, livros didáticos de HGP (história e Geografia de Petrópolis)

Avaliação:
            Será observado para a avaliação o comportamento dos alunos durante o trabalho, como trabalham de forma individual, se são participativos, como trabalham em grupo, a sua interação, ou seja, a troca de informações, priorizando que não haja competitividade e sim construção de conhecimento. Tudo a ser trabalhado terá registro em textos ou cartazes expositivos dentro da sala de aula, bem como o enriquecimento do conhecimento que estarão construindo.
            Será realizada uma avaliação mais diversificada e contextualizada que ocorrerá no sábado 24/10/09, com uma exposição de trabalho montados pelos alunos, que estarão recebendo dentro do clube que tem convênio com a escola, toda a equipe e alunos da  escola, bem como seus familiares e moradores da comunidade do bairro, para uma feira-explicativa.


Referências:

Baseado nos Parâmetros Nacionais do Ensino de História: procurei elaborar um plano dinâmico e sem decoreba.
Resolvi não explorar o ponto que fala sobre a vida indígena, devido ao tema escolhido, já que o conteúdo que se refere a Petrópolis, fala muito sobre colonizadores alemães, imigrantes italianos, fala sobre a estrada indústria, mas voltada para cultura de nações. Nossa colonização e centro histórico.

 (1) Nome fictício 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

English Spain German